Proposta Pedaggica

- PROPOSTA PEDAGÓGICA
Pedagogia Afetiva

A proposta pedaggica do Sistema Maxi de Ensino consiste em oferecer maior espao para o desenvolvimento da afetividade no ambiente escolar por meio da Pedagogia Afetiva. Aprender deve estar ligado ao ato afetivo. Se o aluno est equilibrado emocionalmente e motivado pelo professor (que passa a interferir na vida do aluno ao demonstrar-lhe a aplicao prtica daquilo que est sendo ensinado e apresentado), ele aprende mais facilmente, pois o equilbrio emocional contribui para o processo de aprendizagem.

A afetividade na escola proporciona autoconfiana e autoestima. Por meio de uma relao segura, alunos e professores trabalham a interatividade e a troca de experincias, facilitando a comunicao, promovendo a unio e maximizando as competncias e capacidade de cada um.

Embasando o material didtico do Sistema Maxi de Ensino, a Pedagogia Afetiva enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivduo nas transformaes do processo histrico, poltico e tico, e na construo da identidade pessoal para o pleno exerccio da cidadania.

A pedagogia do afeto no , pois, ideologia que se aceita por acredit-la simptica ou que se rejeita por ach-la singela perfumaria. Representa resultado de intenso estudo, certeza construda nos pilares de uma nova educao pensados por Piaget, por Cousinet e por muitos outros.

Trecho do livro A Afetividade na Escola: educando com firmeza, de Celso Antunes.