- Apresentação
A escola concreta é fruto da interação de inúmeros fatores que vão desde as tradições históricas, aos imprevistos a que estão sujeitos os planejamentos e projetos técnicos, às interpretações e representações particulares de professores e alunos, passando também pelas normas e decisões político-administrativas e pelo contexto social, político, cultural e econômico em que está inserida. Toda educação visa construir, e constrói efetivamente uma determinada imagem do ser humano, pode-se dizer um tipo bem concreto de existência. Os currículos, os programas, toda a metodologia, as técnicas, os livros didáticos, são os instrumentos eficazes na educação promovida na escola. A comunidade palotinense vive momentos de constantes mudanças econômicas e crescimento educacional, numa busca incansável de valorização do homem e transformação da sociedade. A transformação da sociedade acontece através de homens consientes de sua importância e de sua responsabilidade na execução de ações corretas, para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. Pensando nisso, educadores palotinenses, concientes de sua cidadania, se propõe a realização de um sonho: criar uma escola onde o ser se sobreponha ao ter , valorizando o ser humano, mas assegundo o acesso ao saber sistematizado. Saber este que proporciona aos educandos um conhecimento, baseado no método cientifico, visando a formação de um cidadão capaz de exercer sua cidadania. O início da realização deste sonho foi a constituição da Sociedade Civil, com o nome CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO LTDA. O COLÉGIO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO - Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio, situado à Rua Vereador Antônio Pozzan, 512, centro, Palotina, Paraná, tem por finalidade desenvolver o educando assugurando-lhe a formação comum indispensável, fornecendo meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores; e permitir o atendimento qualitativo ao interessados em acelerar seu processo de aprendizagem, considerando o contexto social cada vez mais exigentes por competência técnica, criatividade, iniciativa e bom relacionamento humano. Pensando assim, o estabelecimento promove o ensino utilizando-se de material didático de qualidade, com a preocupação de formar homens que valorizem a vida e seus semelhantes, buscando sempre o saber sistematizado, mas calcado pela sabedoria adquirida através da experiência.